Saturday, April 20, 2013

EXPRESS SANTORINI a caminho dos Açores


O navio de passageiros grego EXPRESS SANTORINI esteve e Lisboa mais uma vez de 15 a 20 de Abril de 2013, para inspecção pelas entidades oficiais portuguesas (leia-se IPTM /Instituto Sucedâneo IMT) tendo largado para Ponta Delgada esta madrugada, cerca das 4 horas da manhã, não dando oportunidade para despedida condigna ou mais um retrato.

O EXPRESS SANTORINI vai operar no tráfego entre ilhas dos Açores por mais uma época, fretado pela companhia grega proprietária à companhia Açoriana ATLÂNTICO LINE, que há uns meses promoveu um discreto concurso internacional para reafretamento dos navios que haviam preenchido os contratos anteriores em águas dos Açores.
É sempre agradável registar a passagem do SANTORINI por Lisboa desde há uma carga de anos. O navio é um dos mais antigos ferries de passageiros ainda a operar em águas europeias, navega há 40 anos - a idade do velhinho paquete CARVALHO ARAÚJO quando foi retirado em 1971 - e é um clássico digno de preservação museológica. Não foi anda abatido como aconteceu com os seus irmãos, por esta janela de oportunidade que os Açores têm aberto, ajudando os nossos amigos gregos, que nos últimos anos têm perdido rios de dinheiro com a operação dos ferries no Mar Egeu. O navio passa sempre por Lisboa com a pintura a brilhar, um exemplo para os amantes de navios em Portugal a sonhar com navios de bandeira portuguesa...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

CAP CRÉUS said...

E está uma grande pinta!
Andei no passado verão e nada a apontar.
Sempre deu para matar saudades.

Anonymous said...

Até que enfim alguem tem coragem de dizer boas verdades-este ferry pintadinho de fresco( naquilo que está à vista, vejam o interior das baleeiras)tem a proveta idade de 40 anos, exatamente a do velhinho Carvalho Araujo que a malta utilizava em 1969-1970-na altura todos diziam que estava um cangalha podre, mal passando das 10 milhas horárias.Será que a Atlanticoline vai igualar o Lima da velha Insulana?