Saturday, April 20, 2013

HERANÇA DO SALAZARISMO AFASTA Royal Caribbean de Lisboa


A companhia de cruzeiros Royal Caribbean anunciou recentemente uma mini-série de cruzeiros do seu paquete gigante OASIS OF THE SEAS em águas europeias. O programa decorrerá de 1 de Setembro a 27 de Outubro de 2014 e está associado ao posicionamento do navio em Roterdão para docagem e manutenção técnica.
Na Europa o navio vai privilegiar portos espanhóis, nomeadamente Barcelona. Infelizmente Lisboa está fora do itinerário do cruzeiro Barcelona - Roterdão, com o OASIS OF THE SEAS a transitar directamente de Málaga para Vigo. A culpa em última análise é do regime fascista do Estado Novo que promoveu a construção da Ponte Salazar entre 1962 e 1966 sem visão para permitir a passagem por baixo às grandes naves do futuro. É que a ponte tem 70 metros de altura máxima no vão ou 72 metros ao zero hidrográfico e é precisamente esse o calado aéreo do n/m OÁSIS DOS MARES, o que implicaria transitar sob a ponte sempre com baixa mar como fazem os navios CLUB MED 2 e o seu irmão WIND SURF. Os entusiastas portugueses que queiram apreciar esta beldade flutuante terão de ir a Málaga ou a Vigo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: