Saturday, April 06, 2013

Super iate AZZAM lançado à água em Bremen



O estaleiro alemão Lürssen colocou a flutuar ontem - dia 5 de Abril de 2012 - o super iate AZZIM, que com os seus 180 metros de comprimento é actualmente o maior do mundo e se destina ao príncipe Alwaleed da Arábia Saudita. O AZZIM é o último grito em grandes iates para milionários e tem as mesmas dimensões dos paquetes da ex-Renaissance e menos 5 m de comprimento que o nosso antigo SANTA MARIA. Como é habitual neste tipo de contratos, o estaleiro é parco em informações técnicas sobre a sua mais recente construção, mas das imagens destaca-se a elegância do casco, a lembrar um cruzador da segunda guerra mundial. O AZZIM foi projectado pela firma italiana Nauta Yacht Design, consta que custa 450 milhões de Libras e tem uma velocidade de 30 nós. Decorreram 28 meses desde o início da construção com o corte da primeira chapa de aço até à flutuação. O AZZIM vai agora ser sujeito a acabamentos e provas de mar.


O estaleiro Lürssen é um estaleiro familiar à cinco gerações na mão da família Lürssen. Com sede em Bremen, iniciou a actividade de forma particularmente modesta a construir barcos de remo, que obtiveram tal êxito que impulsionaram o crescimento do negócio para um dos mais importantes estaleiros contrutores navais independentes. Tendo-se notabilizado durante muito tempo com a construção de unidades navais, em especial para a Marinha da Alemanha, o estaleiro apostou no sector dos mega iates de luxo com enfase a partir da reunificação das Alemanhas, quando se registou um corte nas despesas de defesa na Alemanha.
Texto de  /Text copyright L.M.Correia. Imagens / images Lürssen Werft, Bremen. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: