Thursday, May 23, 2013

For Revolutionary Propulsion...


Anúncio publicado na revista inglesa Shipbuilding and Shipping Record de 17 de Março de 1955, uma edição dedicada ao novo paquete SOUTHERN CROSS (1955-73) da Shaw Savill Line, construído em Belfast.

Foi considerado revolucionário na época e apresentado pelos ingleses como o primeiro navio de passageiros com a máquina à ré, o que não foi exactamente verdade, pois foi de facto o primeiro navio de passageiros britânico com essas características, uma vez que tanto franceses como americanos haviam tido a ousadia de construir paquetes com essa mesma configuração das máquinas anos antes, no caso da Matson Line, de São Francisco, quase 50 anos antes.
O SOUTHERN CROSS fazia a carreira da Nova Zelândia e Austrália e em 1962 entrou ao serviço um segundo navio semelhante, mas não gémeo, o NORTHERN STAR. Com o crescente desinteresse pelos navios de passageiros de longo curso no início da década de 1970, o SOUTHERN CROSS acabou vendido a interesses gregos, passando a chamar-se CALYPSO, enquanto o seu irmão, com menos sorte, foi para a sucata em 1975, com apenas 13 anos de actividade.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: