Tuesday, June 25, 2013

Paquetes da Companhia Aznar


A empresa Aznar Line, com sede em Bilbau, chegou a ter a maior frota de navios da marinha mercante espanhola, incluindo diversos navios de passageiros e carga construídos para as ligações de Espanha com a América Latina e utilizados na fase final das suas vidas na linha Reino Unido - Canárias. 
Foi o caso dos navios MONTE ULIA (que fotografei uma vez em Lisboa numa arribada em 1975) e MONTE UMBE que me lembro de ver no Tejo muitas vezes, quando fazia a carreira do Brasil operado pela Ibarra.

Os postais destes navios, que apresentamos, e integram a minha colecção, eram normalmente conseguidos através do agente da companhia em Londres, pois os pedidos enviados directamente para a sede da empresa em Bilbau nunca tiveram resposta. 
Em meados da década de 1970 estes navios foram todos vendidos e pouco tempo duraram depois. A AZNAR ainda renovou a frota de navios de passageiros com navios Ro-Ro, destacando-se os gémeos MONTE GRANADA e MONTE TOLEDO, que concorriam com a Fred. Olsen na linha das Canárias, mas foram vendidos para a Libia de Kadafi em 1977. A companhia Aznar também não terá sobrevivido ao período pós-Franco em Espanha.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment