Tuesday, June 25, 2013

Paquetes da Companhia Aznar


A empresa Aznar Line, com sede em Bilbau, chegou a ter a maior frota de navios da marinha mercante espanhola, incluindo diversos navios de passageiros e carga construídos para as ligações de Espanha com a América Latina e utilizados na fase final das suas vidas na linha Reino Unido - Canárias. 
Foi o caso dos navios MONTE ULIA (que fotografei uma vez em Lisboa numa arribada em 1975) e MONTE UMBE que me lembro de ver no Tejo muitas vezes, quando fazia a carreira do Brasil operado pela Ibarra.

Os postais destes navios, que apresentamos, e integram a minha colecção, eram normalmente conseguidos através do agente da companhia em Londres, pois os pedidos enviados directamente para a sede da empresa em Bilbau nunca tiveram resposta. 
Em meados da década de 1970 estes navios foram todos vendidos e pouco tempo duraram depois. A AZNAR ainda renovou a frota de navios de passageiros com navios Ro-Ro, destacando-se os gémeos MONTE GRANADA e MONTE TOLEDO, que concorriam com a Fred. Olsen na linha das Canárias, mas foram vendidos para a Libia de Kadafi em 1977. A companhia Aznar também não terá sobrevivido ao período pós-Franco em Espanha.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Anonymous said...

Boa noite caro amigo,
Lembro-me de alguns navios mais antigos da Aznar, que passaram por Leixões, mas por ser mais recente tenho ainda muito presente o Monte Umbe, que por várias vezes subi a bordo pela escada de quebra-costas.
O que não me permite esquecê-lo é lembrar estar a meio da escada, a olhar para cima e o casco parecia não ter fim. Depois, já no interior, confortavelmente sentado à mesa do camarote do comandante, refrescava-me com uma "San Miguel" bem fresca. A saída do navio era bem mais calma, pelo portaló, com o navio já bem amarrado ao cais.
E já agora com os navios da British India, no tempo dos cruzeiros com estudantes era quase a mesma coisa.
Bons tempos para agora recordar!...
Um grande abraço, Reinaldo Delgado

Antonio Silva said...

Meu caro Luís, tenho este postal na minha colecção, adquirido a bordo do navio na que penso que tenha sido a única escala de navios da Aznar em Ponta Delgada.

Antonio Silva said...
This comment has been removed by the author.