Thursday, July 04, 2013

FUNCHAL em doca seca desde 3 de Junho

O FUNCHAL está a sofrer a conclusão da grande reparação iniciada em 2011 e encontra-se na doca 1 da Navalrocha desde 3 de Junho último. Muito foi já feito, mas ainda há muito para fazer e este mês de Julho vai ver as folhinhas do calendário a correr com mais força que o habitual. Dentro de um mês este antigo navio terá a sua dignidade recuperada. Entretanto precisa-se de passageiros e de uma operação adequada aos desafios actuais do mercado de cruzeiros e a romper com as peculiaridades de um longo processo em que é denominador comum o Banco Montepio. 
Foi uma dor de alma ter assistido à morte lenta deste navio desde que parou em Lisboa a 16 de Setembro de 2010. 
Felizmente que está a ser concluída a sua recuperação física, mas o custo é enorme e a aventura associada ao financiamento de tudo isto já ultrapassa em muito todas as projecções mais optimistas do que este navio e os seus companheiros de frota alguma vez poderão valer. Resta a esperança no sucesso do novo operador que não será tarefa fácil... E mais não digo, para não se pensar que sou do contra. Só que mais de 40 anos de militância pró-mar português já me ensinaram muito, proporcionaram assistir a repetidas asneiradas e revelações geniais cujo resultado foi o quase zero marítimo vergonhoso a que o Portugal dos navios e do mar chegou.
Pelos cais abandonados da nossa inépcia ficaram 50 mil empregos destruídos, a negação do saber aprendido por anos de esforços e muitos, muitos, muitos milhões de contos e euros pagos a operadores estrangeiros na lógica de ser mais barato utilizar navios estrangeiros.
Oxalá o FUNCHAL e os seus amigos resgatados no início deste ano sejam um sucesso nas mãos empreendedoras de quem frenéticamente parece querer desbravar este curioso mundo dos navios, ainda por cima com passageiros, a mais díficil de todas as cargas, no dizer de um velho lobo do mar meu conhecido.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: