Friday, August 30, 2013

Um belo navio esquecido: S.S. CANADA


Tenho uma grande admiração e interesse por um estaleiro famoso e muitos dos navios aí construídos: o estaleiro é o Harland and Wolff, de Belfast, onde foram construídos centenas de navios, incluindo alguns dos paquetes mais famosos dos séculos XIX e XX. 
O navio que aparece na fotografia, uma imagem lindíssima da minha colecção, é o vapor CANADA, de 1896, de um armador famoso, entretanto caído no esquecimento em que quase tudo cai, mais cedo ou mais tarde, neste mundo efémero. O armador era a companhia Dominion Line, que chegou a ser a empresa mais importante nas carreiras Europa - Canadá, antes de a Canadian Pacific iniciar a sua actividade com os famosos EMPRESSes.

O CANADA era um paquete relativamente rápido, de 15 nós de velocidade, com cerca de 9000 toneladas de arqueação bruta e alojamento para cerca de 2000 passageiros, construído em Belfast e entrado ao serviço em Outubro de 1896. Foi um navio inovador na época, belo exemplo de paquete "intermédio", de cujo projecto depois derivaram mais 8 navios semelhantes construídos para a Dominion Line e para a Holland America Line.
O CANADA navegou até 1926, acabando por ser vendido para sucata em Génova. Teve uma carreira plena de sucessos. Para além das viagens transtlânticas para as quais foi concebido, operou durante mais de dois anos como transporte de tropas para a África do Sul no período da guerra dos Boers, serviu como transporte na Primeira Guerra Mundial, e ainda acabou a transportar os primeiros turistas dos EUA para a Europa no início da década de 1920.
Da observação da fotografia, ressalta uma enorme elegância de linhas e harmonia geral, características da maior parte dos navios feitos no estaleiro Harland and Wolff, o qual chegou a ser o mais importante do mundo por um período considerável de tempo. Infelizmente hoje a notoriedade ganha-se pelas piores razões e se o estaleiro Harland and Wolff é conhecido actualmente tal deve-se à tragédia do TITANIC e não aos inúmeros grandes navios saídos das suas carreiras, um dos quais, o paquete LISBOA, ex-PRINCESS DANAE está em Lisboa actualmente.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment