Monday, September 02, 2013

Prossegue a estadia do FUNCHAL em Gotemburgo





Recordamos os tempos áureos do paquete FUNCHAL: a notícia que reproduzimos refere a chegada a Lisboa a 19 de Outubro de 1961 do navio, vindo do estaleiro, acabado de construir. Foi um de muitos momentos de glória do paquete que neste momento permanece em Gotemburgo sem que a sua situação se clarifique e se saiba se as autoridades suecas irão permitir a largada do FUNCHAL amanhã para o cruzeiro à Escócia.
A imprensa de Gotemburgo (Göteborgs-Posten, um matutino prestigiado), noticiou entretanto que a inspecção ao FUNCHAL interrompida a 27 de Agosto foi retomada este Domingo, dia 1 de Setembro, pela Direcção Geral dos Transportes da Suécia, tendo sido identificados mais problemas de gravidade variável e a falta de um certificado de segurança da RINAVE / Bureau Veritas. 
Outro jornal local, o vespertino GT, escreve que há ainda possibilidades de o navio partir hoje de tarde para a Escócia, caso a bordo trabalhem toda a noite e consigam resolver os problemas detectados, nomeadamente aberturas em portas que deviam ser estanques, e completem a certificação da Rinave / Bureau Veritas. 
As autoridades suecas consideraram o FUNCHAL um navio de risco, por ser muito antigo e ter acabado uma renovação profunda em Lisboa sem ter ainda efectuado qualquer cruzeiro, daí o rigor posto na inspecção, que aliás era esperada pela tripulação e armador do FUNCHAL.
Este episódio não é o melhor para a imagem do "novo" FUNCHAL, fazendo-se votos para que a empresa operadora e as entidades envolvidas na recuperação do paquete em Portugal tirem as ilações necessárias, melhorando os seus procedimentos de forma a que se consiga recuperar de facto a dignidade e prestígio do nosso FUNCHAL. Antigo, o FUNCHAL será sempre, é esse um dos aspectos que o tornam único neste momento, o que não impede que se imponha num nicho de mercado muito particular, mas para isso há que apresentar urgentemente um produto de excelência. O tempo urge.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: