Thursday, September 19, 2013

SAGRES largou de Lisboa para Aveiro

O Navio-Escola SAGRES largou esta manhã, 19 de Setembro, de Lisboa em viagem ao Norte de Portugal, com escala em Aveiro. A viagem da SAGRES ao Norte tem como objectivo a adaptação dos candidatos à Escola Naval. Até 27 de Setembro, os 50 jovens candidatos estão embarcados no Navio-Escola SAGRES, constituindo esta a última fase da Validação da Aptidão Militar Naval no processo de selecção do concurso da Escola Naval.
Durante a estadia no Porto de Aveiro, é de realçar ainda a participação do comandante do navio e de uma delegação da guarnição da SAGRES na inauguração da exposição de fotografias de D. Roberto Santandreu intitulada “Mar de Camões”, que ocorrerá no dia 21 de Setembro pelas 17h00, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937. Navega há 76 anos, 51 dos quais com a bandeira de Portugal. A sua principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando a componente técnica e académica ministrada na Escola Naval. Para além disso e sem descurar o seu principal objectivo, o navio representa o País e a Marinha no estrangeiro, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante de Portugal.
A Sagres é comandada pelo capitão-de-fragata Paulo Jorge Palma Alcobia Portugal e conta, para esta missão, com uma guarnição de 128 militares, a que acrescem os 50 candidatos à Escola Naval.
Saiba mais sobre a Sagres aqui e aproveite para fazer uma visita virtual ao navio.
Fotografias de Luís Miguel Correia registadas a 19 de Setembro de 2013. Mesmo com falta de vento o navio envergou algum pano proporcionando um belo espectáculo numa manhã com uma luz magnífica a fazer desejar que o Tejo fosse sempre assim, vasto e belo, cheio de navios... Texto de LMC baseado no comunicado da Marinha sobre a partida da SAGRES.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Anonymous said...

Merci pour cet article.

Tiago Neves said...

Amanhã cá o terei na mira da objectiva!

Há já algum tempo que não o via, sendo que amanhã não posso perder esta entrada, ainda para mais, sendo ele o "dono" da roda do leme, do Roda do Leme. :-)

Cumprimentos Luís!

Tiago Neves.
www.roda-do-leme.com