Tuesday, October 08, 2013

OCEANIA no rio Douro


Bela imagem do antigo rebocador a vapor OCEANIA, da Companhia Colonial de Navegação fotografado no rio Douro a seguir à Segunda Guerra Mundial. À época as duas principais companhias de navegação portuguesas com linhas para África, a Colonial e a Nacional, mantinham ligações frequentes entre Lisboa e o Porto, quer utilizando rebocadores e batelões, caso da Colonial, quer empregando navios costeiros, como o TAGUS da Nacional. Faziam essencialmente transbordo de cargas que depois eram baldeadas em Lisboa para os navios de carga e ou passageiros destas empresas. Com o tempo esta actividade perdeu a importância, com o desenvolvimento das docas no porto de Leixões, que passou a ser escalado pelos navios de longo curso quer da CCN quer da CNN.
Construído em França em 1922, o OCEANIA foi vendido pela CCN no final da década de 1950 e transformado no rebocador a motor PIONEIRO entre 1959 e 1963.

Texto de /Text copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment