Monday, November 04, 2013

Paquete FUNCHAL: inauguração há 52 anos...

Foi exactamente há 52 anos, ao fim da manhã de 4 de Novembro de 1961, que o então novíssimo paquete FUNCHAL largou do cais da Estação Marítima de Alcântara no início da sua primeira viagem, com destino ao Funchal, Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo. 
Na viagem inaugural, como muitas outras vezes nos 13 anos seguintes, o FUNCHAL largou de Lisboa sob o comando do Capitão da Marinha Mercante Manuel Bio, um dos mais ilustres comandantes dos 104 anos de história da Insulana.
Construído em Elsinore, na Dinamarca, em 1960 e 1961, por encomenda da Empresa Insulana de Navegação efectuada em Agosto de 1959, o FUNCHAL representou uma melhoria muito significativa na carreira de Lisboa para os Açores e Madeira. Para além da grande velocidade, superior a 20 nós, o FUNCHAL proporcionava modernidade e conforto nas viagens insulares, tendo em vista fomentar o turismo e de alguma forma compensar os viajantes de e para as Ilhas Adjacentes de décadas com os velhos vapores CARVALHO ARAÚJO e LIMA, de há muito desactualizados.
Os anos passaram, o navio teve uma carreira digna e bem sucedida, foi transformado para cruzeiros em 1973 quando o transporte aéreo passou a ser o favorito do publico de e para as ilhas e passados estes anos todos, mantém o mesmo nome e a bandeira portuguesa, graças a uma boa estrela que não tem nunca deixado perder o FUNCHAL e a um conjunto de boas vontades personalizadas em nomes ilustres que no final da década de 1950 criaram o FUNCHAL - há que homenagear VASCO BENSAUDE e ROGÉRIO DE OLIVEIRA, sem esquecer a importância em toda esta história do cidadão grego GEORGE PETROS POTAMIANOS, que se encantou pelo FUNCHAL em 1975 e dedicou grande parte dos 37 anos restantes da sua vida a operar e manter este navio actualizado e competitivo no difícil mundo dos cruzeiros internacionais, o que conseguiu fazer com sucesso até Setembro de 2010. Quando tudo indicava que a estrela da sorte parecia enfim ignorar o FUNCHAL, eis que surgiu nova personalidade sensível à beleza e potencial económico e patrimonial do Paquete FUNCHAL na pessoa do actual Armador, RUI ALEGRE, que graças ao belo paquete da antiga Insulana descobriu no início deste ano a mui nobre profissão de Armador de Navios, ocupação rara em Portugal, mas que está a abraçar com toda a sua energia e determinação. Em meses o FUNCHAL passou de candidato à sucata ao mais belo paquete clássico da actualidade graças a RUI ALEGRE que assim encabeça agora a lista de personalidades determinantes para o sucesso e longevidade única do nosso belo FUNCHAL.
Passam hoje 52 anos que o FUNCHAL largou de Lisboa na viagem inaugural. Parabéns ao Paquete FUNCHAL e a todos quantos ao longo destes anos contribuíram para o sucesso do navio. 
Parabéns ao FUNCHAL, ao seu novo Armador, ao actual Comandante, António Morais e a toda a Família FUNCHAL. Desejamos muitos mais anos de navegações e vida para o Paquete FUNCHAL.
Fotografia do FUNCHAL renascido e se possível ainda mais belo que antes, atracado ao cais da Portuscale, a Santa Apolónia, em Lisboa, a 29 de Outubro último.
Em dia de aniversário, pode visitar o Blogue do FUNCHAL aqui...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment