Sunday, December 01, 2013

Incêndio no OCEAN COUNTESS


O navio de cruzeiros grego OCEAN COUNTESS sofreu ontem, 30 de Novembro de 2013, um incêndio grave a bordo, quando se encontrava imobilizado em Chalkis, na Grécia. O navio estava parado desde 2012 mas há dias fora anunciado o seu regresso ao serviço para 2014, o que agora parece improvável. Notícias referem que foram retirados de bordo os 5 vigias em segurança.

Volta e meia chegam notícias de perdas de paquetes na Grécia, por incêndio, quando estão em reparação ou imobilizados. Nalguns casos o acidente torna-se uma benesse para o proprietário quando o seguro acaba por pagar uma compensação superior ao valor de mercado do navio, havendo quem chame a esta "sorte" "vender um navio ao seguro". O caso mais dramático de uma situação semelhante foi a perda por fogo do PALLAS ATHENA, da Epirotiki Lines. Um amigo meu do Lloyd's Register estava a trabalhar a bordo e em dada altura resolveu pedir um camarote para ficar no navio para o dia seguinte, no que foi veemente aconselhado pelo armador (um dos Potamianos primos do nosso amigo George Potamianos,antigo armador do FUNCHAL, cujos navios por sinal nunca arderam ou se perderam), a ficar antes num hotel. Na manhã seguinte o PALLAS ATHENA já era e depois seguiu para Aliaga para desmantelar.
Ver mais imagens do navio, em Lisboa, aqui. O OCEAN COUNTESS foi construído em 1976 na Dinamarca para a Cunard com o nome CUNARD COUNTESS.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: