Tuesday, February 11, 2014

Sea Breezes front cover with VOLKERFREUNDSCHAFT photo by LMC

Tendo começado a fotografar navios em 1970, a partir de 1975 passei a ter equipamento já muito razoável, que me permitiu passar a procurar registar em película toda a navegação de passageiros e ainda os navios portugueses, independentemente dos vários tipos, criando com o tempo um arquivo que hoje conta com 600 000 originais, o que me permite, entre outras coisas, desenvolver projectos de livros com material iconográfico de qualidade, com relativa independência de fontes terceiras.
Ao longo dos anos o meu trabalho foi sendo reconhecido internacionalmente, havendo quem me considere um dos melhores fotógrafos de navios do mundo, título que não é propriamente uma preocupação para mim.
Em Abril de 1984 a revista inglesa SEA BREEZES utilizou uma fotografia minha para capa, com o paquete alemão oriental VOLKERFREUNDSCHAFT a largar de Lisboa num cruzeiro da Páscoa ao Mediterrâneo, fretado à companhia Stena Line. Na altura estava eu longe de imaginar que este navio seria 30 anos mais tarde o paquete português AZORES, mas foi o que entretanto aconteceu.
Quando fiz esta fotografia, creio que em 1980, o VOLKERFREUNDSCHAFT estava em fim de carreira sob bandeira da DDR, em 1985 acabou por ser substituído pelo ASTOR (I), que então se passou a chamar ARKONA. O VOLKERFREUNDSCHAFT - o navio de passageiros com o nome mais comprido que alguma vez fotografei - foi vendido nesse ano e teve vários proprietários acabando por ir parar a Itália, comprado pela companhia Lauro Lines para ser modernizado, o que não aconteceu exactamente como planeado, pois permaneceu anos imobilizado em Génova, até ser totalmente reconstruido -apenas o casco foi aproveitado - pela companhia NINA Spa, tendo reentrado em serviço de cruzeiros com bandeira italiana e o nome ITALIA PRIMA, em Outubro de 1994, ganhando então o aspecto físico que ainda hoje caracteriza o AZORES.
Claro que o AZORES tem uma longa história, iniciada no final da segunda guerra mundial na Suécia, mas não será hoje que a vou contar. Hoje fica aqui apenas esta capa, que na altura me deu muito prazer fazer.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: