Saturday, March 29, 2014

Paquete CARVALHO ARAÚJO: destino Madeira e Açores

No dia 23 de Dezembro de 1933 o  novo vapor CARVALHO ARAÚJO da Empresa Insulana de Navegação largou de Lisboa em mais uma das suas viagens regulares e mensais para as ilhas. Nessa época havia duas ligações de navios de passageiros de Lisboa para a Madeira e os Açores, sempre com largadas
de Lisboa no mesmo dia do mês: a 8 saía o LIMA e a 23 o CARVALHO.
Apenas o CARVALHO ARAÚJO servia regularmente os portos das ilhas do Grupo Ocidental (o que fez até 1970), dado que as viagens do LIMA terminavam na Horta.
Durante décadas estes navios foram a única ligação das Ilhas com o Mundo, sem grandes variações.
O LIMA assegurou estas viagens até Novembro de 1961, quando chegou o FUNCHAL, e o CARVALHO manteve a sua viagem mensal aos Açores até 1970, quando passou a fazer viagens com tropas entre Lisboa e Bissau e foi substituído na linha dos Açores pelo FAIAL. Este poucas viagens fez como navio de passageiros, sendo utilizado principalmente como navio de carga, apesar de ser um navio de passageiros em miniatura, construído para a cabotagem em Moçambique da Companhia Nacional de Navegação, tendo sido vendido para a Insulana em 1968.
Até 1955 funcionou como agente da Empresa Insulana em Lisboa a firma Germano Serrão Arnaud, igualmente agente de outras importantes companhias de navegação, como  a White Star Line ou a United States Lines. O escritório de passagens  deste agente de navegação ficava situado na Rua Augusta 152. Em 1955 a Insulana adquiriu este escritório, que se manteve como secção de passagens da Insulana até 1974 e da CTM até 1985. Esta agência ainda hoje existe, funcionando como agente de viagens. Lembro-me da secção de passagens da Rua Augusta com um modelo do paquete FUNCHAL de casco preto na montra. No tempo da CTM este modelo foi pintado com casco branco e a chaminé da CTM, mas não tinha piscina. Hoje pode ser visto na sala da Marinha Mercante no Museu de Marinha de Lisboa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment