Tuesday, April 01, 2014

Paquete BERLIN ex GRIPSHOLM de 1925


Paquete alemão BERLIN da companhia Norddeutscher Lloyd, de Bremen. Mais uma imagem dos fotógrafos Beken da ilha de Cowes, Inglaterra, tirada na sequência de escala regular do BERLIN em Southampton. 
Houve mais que um navio de passageiros com este nome na frota do NDL, mas este tem uma importância especial por ter sido o primeiro navio de passageiros alemão do período do pós-segunda grande guerra. A imagem é muito sugestiva, cem por cento clássica, a começar pelas cores do BERLIN, em especial o pormenor das chaminés da mesma cor mostarda dos mastros e paus de carga. Uma imagem muito conservadora e bonita mantida até à venda do BREMEN, no início da Hapag-Lloyd, já em 1972.
Este BERLIN é um navio com história: foi o primeiro navio de passageiros construído propositadamente para a companhia sueca Swedish American Line, em 1925 com o nome GRIPSHOLM. Navegou com as cores da SAL durante quase 30 anos e em 1954 foi transferido para o NDL, permitindo a retoma da carreira Bremerhaven - Nova Iorque. 
Conheci o BERLIN na fase final da sua longa vida activa, pois veio a Lisboa em cruzeiros diversas vezes. Foi substituído em 1965 por outro navio adquirido aos Suecos, o EUROPA ex-KUNGSHOLM de 1953, que teve de início estas mesmas cores magnificas.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: