Friday, August 15, 2014

Corvetas PEREIRA D'EÇA e AFONSO CERQUEIRA


Aspectos das corvetas NRP GENERAL PEREIRA D'EÇA (já abatida) e NRP AFONSO CERQUEIRA (F488), fotografadas a 14 de Agosto de 2014 atracadas no Alfeite, vendo-se em primeiro plano a proa da JOÃO COUTINHO, acabada de chegar no final da última missão SAR.

Das seis unidades da classe JOÃO COUTINHO, entradas ao serviço em 1970 e 1971, restam em serviço activo a JOÃO COUTINHO, que deverá ser abatida ao efectivo no final de Agosto, a JACINTO CANDIDO, que foi reparada recentemente e terá ainda em perspectiva alguns anos de serviço, e a ANTÓNIO ENES, de momento em fabricos no Arsenal. 
A corveta GENERAL PEREIRA D'EÇA foi abatida há já algum tempo e mostra o efeito dessa derradeira situação, servindo para canibalização de sobresselentes para as suas irmãs ainda activas enquanto aguarda a muito provável venda para sucata.

A JOÃO COUTINHO vai agora ser desarmada e está previsto que a próxima corveta a ser abatida depois da JOÃO COUTINHO seja a AFONSO CERQUEIRA, ainda sem data efectiva para o desarmamento.

Para já, esta unidade da classe BAPTISTA DE ANDRADE e a mais recente das corvetas existentes, assumiu a missão SAR transferida da JOÃO COUTINHO, como se pode observar pela bandeira R do códigio internacional de sinais içado no mastro da AFONSO CERQUEIRA.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia



Post a Comment