Monday, August 04, 2014

Estaleiro Meyer compra STX de Turku


Acaba de ser anunciado o acordo entre a STX Europe, o Governo da Finlândia e o estaleiro alemão Meyer com vista à compra do estaleiro de Turku, que se encontrava à venda há algum tempo no meio de rumores associando a Meyer Werft como principal interessado. A concretização do negócio está pendente de aprovação das entidades burocráticas reguladoras devendo o estaleiro alemão ficar com uma posição de 70 por cento no capital do estaleiro de Turku em associação com o Governo da Finlândia, com 30 por cento.
Esta operação que viabiliza um estaleiro com 1300 trabalhadores e elevada especialização na construção de navios de cruzeiros é anunciada conjuntamente com a encomenda por parte da companhia alemã TUI CRUISES de mais dois navios de cruzeiros gémeos do MEIN SCHIFF 3 e 4, que receberão os nomes MEIN SCHIFF 5 e 6 e deverão entrar ao serviço em 2016 e 2017. Com 97 000 toneladas brutas (GT) e capacidade para 2500 passageiros em camas baixas, cada navio custa cerca de €390 milhões de euros.
Imagens do esteleiro STX Turku: de cima para baixo, assentamento do primeiro bloco do MEIN SCHIFF 4 a 25 de Fevereiro de 2014, aspecto do estaleiro com duas construções destinadas à Royal Caribbean e sala de controlo das máquinas do paquete MEIN SCHIFF 3, entregue este ano.
Texto e imagens /Text and images copyright STX Turku. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 

No comments: