Friday, September 05, 2014

A doca de Alcântara há 23 anos


Há 23 anos já o Luís Miguel Correia andava a fotografar o porto de Lisboa e os navios do Tejo há 21 anos. Há cerca de 23 anos, na manhã de 16 de Julho de 1991 a alvorada foi ao raiar do sol porque havia muita navegação e movimento: o paquete italiano EUGENIO COSTA atracou ao cais de Alcântara assistido pelo rebocador PIONEIRO; depois embarquei num outro rebocador e fotografei a chegada do navio-escola italiano AMERIGO VESPUCI que acostou à Ponta da Rocha, aproveitando para registar em imagens os navios atracados ao cais da Rocha - Alcântara, com destaque para o porta-contentores BENALDER da companhia escocesa Ben Line, entretanto absorvida pela Maersk. 
Seguiu-se uma série de imagens da doca de Alcântara onde entretanto tinha atracado um cargueiro carregado de açúcar assistido pelos rebocadores FOGUETEIRO e FOZ DO LIMA. Ainda se registavam operações comerciais nesta doca mas a decadência já se havia instalado, com a maior parte dos cais ocupados com navios imobilizados, caso do GIL EANNES e do PONTA DELGADA, que por lá estiveram anos, e do cargueiro espanhol BLANCA DEL MAR, que está atracado de braço dado a um dos últimos ECOS, o GUADIANA ou o MONDEGO. Pela popa do PONTA DELGADA vê-se o EUGENIO COSTA na Estação Marítima de Alcântara de onde só largou pelas 18h00.
Hoje gosto de me entreter a rever estas fotografias já com uns quantos anos e acabo por reviver ambientes portuários entretanto muito mudados, sempre com a sensação que foi ontem e passou num instante. Mas o tempo foi-se vivendo de facto um dia de cada vez e nessa rotina quase diária acabei por criar uma fototeca única com cerca de 600 000 originais que se continua a actualizar, agora em processo digital desde 2005 e de forma muito positiva, porque depois de um período de lenta degradação, nestes tempos mais recentes o porto de Lisboa tem sido renovado profundamente e o processo não pára aqui, assim como sei que ainda tenho muito mais para fotografar.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment