Anúncio de saídas dos navios da Companhia Colonial de Navegação relativos a Novembro e Dezembro de 1956 e publicados no Diário de Lisboa, na sua edição de 29 de Outubro de 1956.
Todos os navios anunciados eram modernos, nenhum atingira ainda os 10 anos, o SANTA MARIA tinha 3 e o UIGE 2 anos. E continuava o planeamento com vista à expansão da frota, de que resultou a construção do LOBITO, em Viana do Castelo, e do INFANTE DOM HENRIQUE, entrados ao serviço em 1959 e 1961. Todos construídos propositadamente para a Colonial. Outros tempos, outra gente mais dedicada ao mar e consciente da defesa dos nossos interesses e conhecedora das realidades da economia do mar...
Ainda conheci estes navios todos, e acompanhei a fase final da CCN, da frota e do próprio sector da Marinha Mercante. Amanhã quando for assistir à chegada do FUNCHAL, último navio desta época, e o único que sobreviveu aos delírios de desmaritimização destes 40 anos, certamente por acção miraculosa, para além de me deliciar com a presença airosa do FUNCHAL, vou olhar para o nosso FUNCHALINHO e ao mesmo tempo ver e sentir a falta dos outros todos. E acabo sempre irritado e revoltado porque nada disto era necessário, a burrice humana não tem limites.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
1 comment:
Bem haja Sr Luis Correia . So descobri o seu Blog hoje 21.01.15.Trabalhei na CCN entre 1968 e 1973.Primeiro no Imperio e depois 1970 e Dez72 no saudoso Infante Dom Henrique e terminei no pequeno cargueiro Lobito em Maio de 1973. Partilho a sua indignacao, raiva e revolta porque me aconteceu passar apenas a 3 meses na Rua de S. Juliao e pasmei quando vi uma esquadra da PSP na ex-sede da C C N.
Post a Comment