Tuesday, October 28, 2014

QUANTUM of the SEAS entregue à Royal Caribbean

frota da companhia Royal Caribbean foi aumentada hoje, 28 de Outubro de 2014, com a entrega do QUANTUM OF THE SEAS, primeiro de uma nova classe e actualmente o terceiro maior navio de passageiros do mundo, com 168 666 GT, 347,75 metros de comprimento fora-a-fora, capacidade máxima para 4905 passageiros, 1550 tripulantes, propulsão diesel eléctrica, com 67 200 kW, incluindo 41.000 kW associados aos propulsores azimutais e 22 nós de velocidade.
A entrega oficial do QUANTUM OF THE SEAS, construído em Papenburg, Alemanha, pelo estaleiro Meyer, ocorreu no porto de Bremerhaven e os primeiros passageiros embarcam em Southampton, Inglaterra a 31 de Outubro, para um mini-cruzeiro de apresentação à imprensa e aos convidados europeus da Royal Caribbean. Após a travessia do Atlântico, de 2 a 10 de Novembro, o QUANTUM OF THE SEAS fica baseado em Nova Iorque (Cape Liberty), de 10 de Novembro a 2 de Maio de 2015, efectuando cruzeiros às Bahamas, e Caraíbas. As primeiras saídas de Nova Iorque serão de apresentação do navio, e o cruzeiro inaugural, comercial, tem largada prevista para 23 de Novembro.
O QUANTUM OF THE SEAS é apresentado pela Royal Caribbean Cruises, de Miami, como o resultado de uma grande aposta na inovação e tecnologia. Tudo começou com a encomenda a 11 de Fevereiro de 2011 ao estaleiro alemão Meyer, muito provavelmente o melhor do mundo de entre os que se especializaram na construção de paquetes. A construção propriamente dita iniciou-se a 31 de Janeiro de 2013, com o corte do aço e, depois de construído dentro de uma enorme doca coberta, o QUANTUM OF THE SEAS foi posto a flutuar e retirado da doca a 9 de Agosto deste ano. 
Os números traduzem a grandeza desta novíssima cidade flutuante: 18 pavimentos, dos quais 16 para os passageiros, 2090 camarotes dos quais 28 individuais,(1571 com varanda, 148 exteriores, 375 interiores) ,todos com vista, que será virtual nos interiores, mediante a projecção de imagens numa antepara. As opções no que toca ao entretenimento e gastronomia são imensas. Para além das actividades tradicionais a bordo, o QUANTUM OF THE SEAS apresenta opções inéditas, caso da "Estrela do Norte", uma gondola transparente montada numa grua que permite a elevação dos passageiros a 90 metros do nível do mar com vistas de 360 graus, o "SeaPlex", um complexo desportivo e de animação com pista de gelo, carrinhos de choque, escola de circo com trapézios e mais umas quantas actividades inimagináveis num navio tradicional. O conceito associado à gastronomia é o "Dynamic Dining", com 18 restaurantes, complementares entre si, dos quais 10 de utilização gratuita, variando as experiências e tipos de cozinha, num modelo algo inspirado no "FreeStyle Dining" da concorrente NCL.

A informação técnica do estaleiro destaca que o QUANTUM OF THE SEAS tem características especialmente amigas do ambiente: grande eficiência energética, formas hidro-dinâmicas optimizadas e pintura das obras vivas high tech, sofisticado sistema de escape de gases (hybrid scrubber) e recuperação de energia, assim como iluminação LED. Os sistemas de alarme, segurança e navegação, comunicações e propulsão são o último grito da tecnologia. 
Para além de todas as inovações, o QUANTUM OF THE SEAS tem um casco bonito, pintado de azul claro, cor muito semelhante à utilizada pelos paquetes da antiga Companhia Nacional de Navegação, e vão juntar-se-lhe, em 2015 e 2016 dois gémeos, o ANTHEM OF THE SEAS e o OVATION OF THE SEAS, já em construção na Alemanha. 
A partir de 25 Junho de 2015 o QUANTUM OF THE SEAS vai ser posicionado em Shanghai, passando a fazer cruzeiros à Coreia e ao Japão para o mercado da China, considerado o mercado emergente com crescimento mais rápido. De 2 de Maio a 24 de Junho de 2015 o QUANTUM OF THE SEAS efectua um cruzeiro posicional de Nova Iorque para a China, com escala em Ponta Delgada, São Miguel a 8 de Maio, não estando previstas, infelizmente, outras escalas em portos portugueses, com o navio a visitar Cartagena, quando Lisboa seria uma alternativa muito mais interessante. Com o QUANTUM baseado na China, provavelmente tão cedo não teremos o prazer de o ver navegar no Tejo, mas o mesmo não acontecerá com o seu irmão gémeo ANTHEM OF THE SEAS que deverá fazer escalas em Lisboa em 2015. 
Texto de  /Text copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: