A frota da companhia Royal Caribbean foi aumentada hoje, 28 de Outubro de 2014, com a entrega do QUANTUM OF THE SEAS, primeiro de uma nova classe e
actualmente o terceiro maior navio de passageiros do mundo, com 168
666 GT, 347,75 metros de comprimento fora-a-fora, capacidade máxima para 4905
passageiros, 1550 tripulantes, propulsão diesel eléctrica, com 67
200 kW, incluindo 41.000 kW associados aos propulsores azimutais e 22
nós de velocidade.
A
entrega oficial do QUANTUM OF THE SEAS, construído em Papenburg,
Alemanha, pelo estaleiro Meyer, ocorreu no porto de Bremerhaven e os
primeiros passageiros embarcam em Southampton, Inglaterra a 31 de
Outubro, para um mini-cruzeiro de apresentação à imprensa e aos convidados europeus da Royal Caribbean. Após a travessia do Atlântico, de 2 a 10 de Novembro, o
QUANTUM OF THE SEAS fica baseado em Nova Iorque (Cape Liberty), de 10
de Novembro a 2 de Maio de 2015, efectuando cruzeiros às Bahamas, e
Caraíbas. As primeiras saídas de Nova Iorque serão de apresentação do navio, e o cruzeiro inaugural, comercial, tem largada prevista para 23 de Novembro.
O
QUANTUM OF THE SEAS é apresentado pela Royal Caribbean Cruises, de Miami, como o resultado de uma grande
aposta na inovação e tecnologia. Tudo começou com a encomenda a 11
de Fevereiro de 2011 ao estaleiro alemão Meyer, muito provavelmente
o melhor do mundo de entre os que se especializaram na construção de paquetes. A construção
propriamente dita iniciou-se a 31 de Janeiro de 2013, com o corte do
aço e, depois de construído dentro de uma enorme doca coberta, o
QUANTUM OF THE SEAS foi posto a flutuar e retirado da doca a 9 de
Agosto deste ano.
Os números traduzem a grandeza desta novíssima cidade
flutuante: 18 pavimentos, dos quais 16 para os passageiros, 2090
camarotes dos quais 28 individuais,(1571 com varanda, 148 exteriores,
375 interiores) ,todos com vista, que será virtual nos interiores,
mediante a projecção de imagens numa antepara. As opções no que
toca ao entretenimento e gastronomia são imensas. Para além das
actividades tradicionais a bordo, o QUANTUM OF THE SEAS apresenta
opções inéditas, caso da "Estrela do Norte", uma gondola
transparente montada numa grua que permite a elevação dos
passageiros a 90 metros do nível do mar com vistas de 360 graus, o
"SeaPlex", um complexo desportivo e de animação com pista
de gelo, carrinhos de choque, escola de circo com trapézios e mais
umas quantas actividades inimagináveis num navio tradicional. O
conceito associado à gastronomia é o "Dynamic Dining",
com 18 restaurantes, complementares entre si, dos quais 10 de
utilização gratuita, variando as experiências e tipos de cozinha,
num modelo algo inspirado no "FreeStyle Dining" da
concorrente NCL.
A
informação técnica do estaleiro destaca que o QUANTUM OF THE SEAS
tem características especialmente amigas do ambiente: grande eficiência
energética, formas hidro-dinâmicas optimizadas e pintura das obras
vivas high tech, sofisticado sistema de escape de gases (hybrid
scrubber) e recuperação de energia, assim como iluminação LED. Os
sistemas de alarme, segurança e navegação, comunicações e
propulsão são o último grito da tecnologia.
Para além de todas as
inovações, o QUANTUM OF THE SEAS tem um casco bonito, pintado de
azul claro, cor muito semelhante à utilizada pelos paquetes da antiga Companhia Nacional de Navegação, e vão juntar-se-lhe, em 2015 e 2016 dois gémeos, o
ANTHEM OF THE SEAS e o OVATION OF THE SEAS, já em construção na
Alemanha.
A partir de 25 Junho de 2015 o QUANTUM OF THE
SEAS vai ser posicionado em Shanghai, passando a fazer cruzeiros à
Coreia e ao Japão para o mercado da China, considerado o mercado emergente com crescimento mais rápido. De 2 de Maio a 24 de
Junho de 2015 o QUANTUM OF THE SEAS efectua um cruzeiro posicional de Nova Iorque para a
China, com escala em Ponta Delgada, São Miguel a 8 de Maio, não
estando previstas, infelizmente, outras escalas em portos portugueses, com o navio a visitar Cartagena, quando Lisboa seria uma alternativa muito mais interessante. Com o QUANTUM baseado na China, provavelmente tão cedo não teremos o prazer de o ver navegar no Tejo, mas o mesmo não acontecerá com o seu irmão gémeo ANTHEM OF THE SEAS que deverá fazer escalas em Lisboa em 2015.
No comments:
Post a Comment