Thursday, March 05, 2015

Patrulhas SAVE e LIMPOPO

Embora tivessem sido construídos para operarem em África, nomeadamente nos rios da Guiné e de Angola, os 10 patrulhas da classe CACINE regressaram todos a Portugal após o vendaval das independências em 1975 e prestaram muitos anos de bons serviços, principalmente em águas do Continente e do arquipélago da Madeira, o que ainda acontece com os três navios que restam no activo graças a uma enorme dedicação das guarnições . 
Não é o caso do SAVE (P1160) nem do LIMPOPO (P1161), os dois últimos CACINES a terem sido construídos, que apresentavam pequenas diferenças relativamente aos anteriores, nomeadamente a proa com borda falsa, pois ambos foram já desarmados e abatidos. As fotografias que apresento foram tiradas a 27 de Dezembro de 2000 numa das minhas idas ao Funchal para as festas de Fim de Ano, que no meu caso consistem essencialmente numa maratona fotográfica dirigida para os navos de cruzeiros, sem que isso signifique desprezo por outros navios como os nossos indómitos CACINES. Na verdade fotografo tudo o que aparece.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment