Wednesday, March 11, 2015

Recordando o PRÍNCIPE PERFEITO a 11 de Março de 1975

Paquete PRÍNCIPE PERFEITO, da Companhia Nacional de Navegação fotografado no Cais da Fundição 
a 26 de Abril de 1975 por Luís Miguel Correia

Em Março de 1975 a frota de navios de passageiros portugueses em serviço estava reduzida aos paquetes FUNCHAL, INFANTE DOM HENRIQUE, NIASSA, PONTA DELGADA, PRÍNCIPE PERFEITO, RITA MARIA, e UIGE, e mesmo estes faziam as últimas viagens na linha de África, com excepção do FUNCHAL e do PONTA DELGADA que só seriam vendidos em 1985 quando da liquidação da CTM.
O PRÍNCIPE PERFEITO estava parado em Lisboa desde 29 de Janeiro quando se deu o 25 de Abril em 1974, após o que voltou à linha de África para fazer as últimas viagens a Angola, a última das quais com largada de Lisboa a 11 de Março de 1975.
De facto o PRÍNCIPE PERFEITO saiu da estação marítima de Alcântara ao meio-dia de 11 de Março, com muito poucos passageiros, assisti a essa largada da varanda da gare, e enquanto o navio se afastava do cais os aviões da Força Aérea envolvidos em acções ligadas ao Onze de Março sobrevaram o PRÍNCIPE PERFEITO. 
O navio regressou ao Tejo a 21 de Abril com lotação esgotada, atracou na Rocha e mudou depois a 26 de Abril para o Cais da CNN (Fundição) para ficar novamente imobilizado a aguardar a venda. Pressões de Luanda no sentido de o PRÍNCIPE continuar a apoiar a evacuação de residentes em Angola levaram em Maio a uma últma viagem do PRÍNCIPE PERFEITO a Luanda e ao Lobito. 
Fotografei e acompanhei o último ano de vida do paquete PRÍNCIPE PERFEITO em Lisboa antes de seguir para Newcastle em Abril de 1976 para ser entregue aos novos donos. Na época, tal como hoje, via com revolta o abate dos nossos navios, que desapareceram, mas deixaram imagens e recordações magníficas, como a saída do Tejo a 11 de Março de 1975, cujas fotografias, a preto e branco, se perderam. Mais fotos e textos sobre o PRÍNCIPE PERFEITO aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: