Monday, May 18, 2015

S. PAULUS operado pela Carris


Aspecto do S. PAULUS, uma das últimas jóias da frota da TRANTEJO, fotografado a 17 de Maio de 2015
 em cruzeiro no Tejo com a faixa amarela de "Yellow Boat" e mau gosto

A TRANSTEJO deixou de fazer cruzeiros no Tejo depois de ter sido pioneira nesta importante actividade com o lançamento de cruzeiros fuviais regulares a 5 de Junho de 1982 com o cacilheiro PORTO BRANDÃO. O navio S. PAULUS que vinha fazendo cruzeiros anualmente de Abril a Outubro está agora a ser operado desde 1 de Maio pela Carris Tour, uma espécie de departamento de excursões da companhia dos autocarros e eléctricos de Lisboa. Para já, este ano de 2015 temos cruzeiros mais caros e o S. PAULUS "vandalizado" com uma faixa amarela que o parece tornar num tavesti de eléctrico. O percurso é mais reduzido, entre o Terreiro do Paço, Cacilhas e a zona de Belém, numa derrota de cerca de 80 minutos repetida quatro vezes deixando de se fazer o percurso pelo Tejo Oriental até à EXPO. Consta que depois de os Cacilheiros fazerem cruzeiros e excursões no Tejo desde o século XIX, a Transtejo reformulou esta sua tradição, passando a actividade à Carristour, que deverá ser privatizada qualquer dia, pelo que as duas unidades da Transtejo utilizadas nos cruzeiros, o S. PAULUS e o FANTASIA, deverão ser postos à venda com entrega depois de 31 de Outubro. 
Não tenho nada contra a Carris, mas sinto esta incursão nas actividades tradicionais da Transtejo como uma afronta de mau gosto, enfim mais uma manifestação de desmaritimização, a acrescentar a tantas atitudes de negação do MARítimo no subconsciente português. Seguramente ficamos mais pobres. Claro que isto é a perspectiva de um excêntrico que tem o desplante de gostar de Cacilheiros ao ponto de ter dedicado alguns anos da sua vida estranha a investigar a história dos transportes fluviais ligados ao Tejo e à cidade de Lisboa, de que resultaram diversos livros entretanto publicados. Isto num mundo que pura e simplesmente ignora tudo o que tem a ver com a água, os barcos, os navos e o mar, apesar da discursata oficial do MAR ELDORADO. E com certeza as decisões sábias são bem fundamentadas em números e outros conceitos superiores, claro.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trab,alho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: