Saturday, October 31, 2015

Navio de investigação MAR PORTUGAL

O Estado Português acaba de comprar um navio de investigação científica destinado a substituir o NORUEGA no quadro da investigação das pescas. A nova unidade chegou a Lisboa a 21 de Outubro último ainda com o nome KOMMANDOR CALUM, entretanto alterado a 23 para MAR PORTUGAL, quando foi inaugurado pela Ministra do Mar Drª. Assunção Cristas no cais da Rocha acompanhada do Secretário de Estado do Mar.
"Foi o culminar de um processo longo e complexo que chegou a bom porto", referiu a ministra do Mar durante a entrega do MAR PORTUGAL, foi "um compromisso que assumi durante o meu mandato e que cumpri hoje com alguma emoção". 
O MAR PORTUGAL é um navio maior e mais moderno que o NORUEGA, foi construído na Escócia em 1986 para a Royal Navy como RMAS SALMAID (A 187), o mais recente de três navios de salvamento ("salvage and mooring ships") da classe SAL, tendo sido lançado à água a 22 de Maio e entregue a 28 de Outubro de 1986. Tinha então 2.225 toneladas de deslocamento máximo e 1967 toneladas de arqueação bruta. 
Quando da privatização do "Royal Maritime Auxiliary and Government Agency Services", o navio passou a pertencer à companhia Serco Denholm, passando a chamar-se SD SALMAID de 2008 a Fevereiro de 2012, neste ano foi vendido à companhia Hays Ships, de Aberdeen, passando a chamar-se KOMMANDOR CALUM e tendo sido modernizado na Polónia onde foi transformado em navio oceanográfico.
Vai agora ser operado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O MAR PORTUGAL tem 75m de comprimento fora a fora e 15m de boca. Dispõe de alojamentos para 30 investigadores e equipas técnicas, e uma tripulação civil de 16 elementos. 
Na configuração actual está capacitado para a realização de operações geotecnia marinha, oceanografia, operação com ROV’s (“remotely operated vehicles”) e levantamentos geofísicos. Está prevista uma reconversão para, mantendo as valências actuais, poder servir igualmente para a investigação científica ligada às pescas. 
O MAR PORTUGAL foi comprado por 7.9 milhões de Euros e vai ser reequipado e remodelado num investimento total de 13 milhões, dos quais 11 oferecidos generosamente pela Noruega ao abrigo de um programa de apoio. 
O navio ainda apresenta a chaminé do armador anterior Hays Ships e o nome KOMMANDOR CALUM nas bóias de salvação,









 Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Anonymous said...

Uma grande transformação, sobretudo à proa.
E que simpáticos os noruegueses... 11 milhões de euros!
Onde é que anda o Capricórnio? E o Noruega já tem destino?