Saturday, October 31, 2015

Navio de investigação MAR PORTUGAL

O Estado Português acaba de comprar um navio de investigação científica destinado a substituir o NORUEGA no quadro da investigação das pescas. A nova unidade chegou a Lisboa a 21 de Outubro último ainda com o nome KOMMANDOR CALUM, entretanto alterado a 23 para MAR PORTUGAL, quando foi inaugurado pela Ministra do Mar Drª. Assunção Cristas no cais da Rocha acompanhada do Secretário de Estado do Mar.
"Foi o culminar de um processo longo e complexo que chegou a bom porto", referiu a ministra do Mar durante a entrega do MAR PORTUGAL, foi "um compromisso que assumi durante o meu mandato e que cumpri hoje com alguma emoção". 
O MAR PORTUGAL é um navio maior e mais moderno que o NORUEGA, foi construído na Escócia em 1986 para a Royal Navy como RMAS SALMAID (A 187), o mais recente de três navios de salvamento ("salvage and mooring ships") da classe SAL, tendo sido lançado à água a 22 de Maio e entregue a 28 de Outubro de 1986. Tinha então 2.225 toneladas de deslocamento máximo e 1967 toneladas de arqueação bruta. 
Quando da privatização do "Royal Maritime Auxiliary and Government Agency Services", o navio passou a pertencer à companhia Serco Denholm, passando a chamar-se SD SALMAID de 2008 a Fevereiro de 2012, neste ano foi vendido à companhia Hays Ships, de Aberdeen, passando a chamar-se KOMMANDOR CALUM e tendo sido modernizado na Polónia onde foi transformado em navio oceanográfico.
Vai agora ser operado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O MAR PORTUGAL tem 75m de comprimento fora a fora e 15m de boca. Dispõe de alojamentos para 30 investigadores e equipas técnicas, e uma tripulação civil de 16 elementos. 
Na configuração actual está capacitado para a realização de operações geotecnia marinha, oceanografia, operação com ROV’s (“remotely operated vehicles”) e levantamentos geofísicos. Está prevista uma reconversão para, mantendo as valências actuais, poder servir igualmente para a investigação científica ligada às pescas. 
O MAR PORTUGAL foi comprado por 7.9 milhões de Euros e vai ser reequipado e remodelado num investimento total de 13 milhões, dos quais 11 oferecidos generosamente pela Noruega ao abrigo de um programa de apoio. 
O navio ainda apresenta a chaminé do armador anterior Hays Ships e o nome KOMMANDOR CALUM nas bóias de salvação,









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1 comment:

Mar da Palha said...

Uma grande transformação, sobretudo à proa.
E que simpáticos os noruegueses... 11 milhões de euros!
Onde é que anda o Capricórnio? E o Noruega já tem destino?