Sunday, October 18, 2015

Petroleiro TOKYO SPIRIT da TEEKAY TANKERS encalhado em Cascais


O navio-tanque suezmax TOKYO SPIRIT, com bandeira das Bahamas, que se encontrava fundeado na baía de Cascais desde 14 de Outubro a aguardar ordens do armador, garrou na manhã de 17 de Outubro de 2015 e encalhou cerca do meio-dia frente ao farol de Santa Marta, acabando durante a tarde por se posicionar junto ao molhe de protecção da Marina de Cascais. 
O navio perdeu a amarra de estibordo, ao que tudo indica devido ao mau tempo e ondulação forte que se verificou nas últimas horas na costa portuguesa.
Uma primeira tentativa de se desencalhar o TOKYO SPIRIT na preia-mar do final da tarde (18H30) com o auxílio dos rebocadores MONTEVIL, SVITZER FUNCHAL, SVITZER LEIXÕES e SVITZER SINES, deslocados do porto de Lisboa, não resultou, pelo que na próxima maré, cerca das 05H30 da manhã será feita nova tentativa de desencalhe utilizando mais meios, nomeadamente os rebocadores CASTELO DE SÃO JORGE, CASTELO DE SINES e MONTE DA LUZ, que se deslocaram desde Sines os dois primeiros, e de Setúbal o terceiro e são unidades mais potentes. Um helicóptero da FAP esteve perto do navio no sentido de apoiar o desembarque dos 22 tripulantes, o que foi recusado pelo comandante do petroleiro alegando que estes não corriam perigo. Uma vez que o navio se apresenta descarregado, o perigo de este encalhe provocar alguma poluição por hidrocarbonetos está limitada ao possível derrame de combustível existente a bordo.
O N/T TOKYO SPIRIT é um navio petroleiro suezmax, com casco duplo, construído no Japão em 2006 a acabado de ser comprado e rebaptizado pela TK, empresa actualmente considerada como o maior armador de navios tanques para transporte de ramas de tonelagem média, com 44 unidades. 
Com efeito, o TOKYO SPIRIT havia descarregado em 4 e 5 de Outubro em Gotemburgo, ainda com o nome anterior PRINCIMAR LOYALTY após o que foi entregue pela companhia Princimar Maritime à Teekay, mudando de nome, trocando o registo da Libéria para as Bahamas e sendo posicionado ao largo de Cascais a aguardar selecção de estaleiro para entrar em reparação, isto segundo notícias locais, infelizmente pouco fiáveis que davam o porto de Lisboa como destino do navio, apesar de não haver no Tejo estaleiro activo com dimensão para navios desta dimensão.
O TOKYO SPIRIT foi construído em Tsu, no Japão pelo estaleiro Universal Shipbuilding Corporation (Construção nº. 19) por encomendada companhia Dynacom Tankers: teve a quilha assente a 29-07-2004, foi lançado à água a 7-01-2006 e entregue ao armador a 7-04-2006, chamando-se inicialmente NAVIGATOR. Em 2013 foi vendido ao grupo Principal Maritime, mudando de nome para PRINCIMAR LOYALTY. Em Agosto último os 12 petroleiros da Principal foram vendidos à Teekay Tankers, num negócio de mais de 640 milhões de USD, pelo que o TOKYO SPIRIT foi entregue aos compradores há apenas alguns dias.
O N/T TOKYO SPIRIT apresenta as características principais seguintes: Nº. IMO 9296377, registo Nassau, Bahamas; Tonelagens: 78.845 GT, 47.076 NT, 149.996 DW. O navio tem as dimensões seguintes: comprimento fora a fora: 274,2 m, comprimento pp.: 263,0 m, boca máxima: 48,04 m; Pontal: 8,7 m. Propulsão por motor diesel, velocidade de 15 nós.
Texto e fotografias de Luís Miguel Correia.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 
Post a Comment