Wednesday, August 01, 2018

AMERICAN PRESIDENT LINES

Bem sugestivo este cartaz editado pela American President Lines há cerca de 60 anos, destacando o perfil de um dos navios mistos de passageiros e carga da companhia que então asseguravam um serviço regular à volta do mundo. Claro que estamos a considerar um mundo totalmente diferente do actual. Os navios eram outros, menos especializados, com empresas mais pequenas e com forte identidade nacional, que se tem vindo a perder.
Vocacionada essencialmente para as carreiras transpacificas, a American President Lines tinha sede em São Francisco e dispunha de uma frota de navios de passageiros e de cargueiros, muitos dos quais transportavam 12 passageiros em acomodações de luxo e eram preferidos por viajantes sem pressa e que apreciavam a vida de bordo e o mar.
Na fase final dos serviços de passageiros, os três últimos paquetes da APL visitaram Lisboa, no início da década de 1970, no decorrer de grandes cruzeiros: PRESIDENT WILSON, PRESIDENT CLEVELAND e PRESIDENT ROOSEVELT.
Os dois primeiros acabaram por ser vendidos ao chinês C.Y. Tung, de Hong Kong, e o ROOSEVELT foi comprado pela Chandris em 1970 e transformado no ATLANTIS (1970-1972), que depois teve diversos nomes, com destaque para EMERALD SEAS (1972-1982) e OCEAN EXPLORER I (1998-2004), designação com que esteve em Lisboa a servir de hotel flutuante no Verão de 1998.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: