Tuesday, March 22, 2016

O navio de carga português AMARANTE de 1972

A Companhia Nacional de Navegação expandiu e reequipou a sua frota de navios de carga com numerosas aquisições de navios modernos em segunda mão, comprados entre 1968 e 1972, após o que decidiu mandar construir unidades novas, caso dos navios da classe "S", de construção polaca, entrados ao serviço em 1973, e dos Frigos, construídos na Noruega e entregues em 1974.
Comprados em 1972, imediatamente a seguir à absorção da frota da Sociedade Geral, os cargueiros AMARANTE e ALCOUTIM eram navios com apenas três anos, adquiridos à companhia alemã Lubeck Linie, e que na CNN receberam nomes tradicionais da Sociedade Geral.
Apresentamos as características e duas imagens do n/m AMARANTE, um belo cargueiro de 14.210 toneladas de porte bruto, que serviu a CNN até ao fim desta empresa, em 1985, quando foi vendido a interesses gregos, passando a chamar-se SPYVAG II, após o que foi encalahdo em Alang em 1986 e desmantelado no ano seguinte. 
 Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment