Monday, March 28, 2016

ORONSAY atracado no cais da Rocha


Durante a sua escala em Lisboa, Arne Sognnes aproveitou para fotografar navios na zona do cais da Rocha e Doca de Alcântara. Esta imagem do paquete inglês ORONSAY foi registada a 26 de Janeiro de 1970, vendo-se à popa, o VERA CRUZ da Companhia Colonial de Navegação, que então fazia a carreira de Angola e fretamentos militares para transporte de tropas. O VERA CRUZ havia chegado a Lisboa a 23 de Dezembro com passageiros.

Em 1970, a vedação que separava a zona reservada do cais da Rocha era um varandim semelhante aos que ainda hoje se podem observar na varanda adjacente à estação marítima, o que permitia fazer este tipo de fotografias sem quaisquer restrições.
O paquete ORONSAY era o segundo de três navios muito semelhantes construídos entre 1948 e 1955 para a Orient Line, ORCADES, ORONSAY e ORSOVA, e absorvidos na frota da P&O na década de 1960. Nesta escala o navio vinha de Southampton em viagem regular com destino à Austrália, via canal do Panamá. Saiu ao final do dia para as Bermudas.
Texto de /Text copyright L.M.Correia. Foto de Arne Sognnes. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: