Wednesday, May 11, 2016

CREOULA E SANTA MARIA MANUELA


Foi há 79 anos que os lugres bacalhoeiros CREOULA e SANTA MARIA MANUELA foram lançados ao Tejo, nos estaleiros da Rocha do Conde de Óbidos, onde foram construídos pela CUF. Foi um grande acontecimento, come se pode ler na notícia que reproduzimos do Diário de Lisboa desse mesmo dia 10 de Maio de 1937.

Diz a notícia que ambos os cascos foram lançados à água com grande felicidade e foram de facto navios felizes, como o demonstra a sua existência actual. Passaram também 6 anos que, a 10 de Maio de 2010, o SANTA MARIA MANUELA foi inaugurado como navio de treino de mar, depois de reconstruído de forma brilhante e corajosa pela empresa Pascoal e neste momento encontra-se em Hamburgo, atracado ao mesmo pontão que é desde há anos ocupado pelo RICKMER RICKMERS, a nossa antiga SAGRES ex-FLORES.
Foto do SANTA MARIA MANUELA em Hamburgo de Glyn Lowe e S.M.M. Ver mais no excelente blog do SMM, aqui
O CREOULA continua também a honrar a bandeira portuguesa nos mares como um dos mais belos veleiros do Mundo. 
Na Gafanha da Nazaré, permanece atracado o terceiro navio da série, o famosissimo ARGUS de 1939, que aguarda bons ventos que possibilitem a sua reconstrução como navio de treino de mar. Aqui ficam os nossos parabéns a todos quantos têm contribuído para o sucesso destes navios únicos, e que um dia seja possível voltar a ver os três no mar.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment