Monday, June 06, 2016

DOCAPESCA inaugurada há 50 anos

O ano de 1966 foi pródigo em grandes obras feitas e inauguradas a assinalar os 40 anos do Estado Novo. A Ponte Salazar, o Panteão de Santa Engrácia, muitas outras realizações, entre as quais, em Pedrouços, a inauguração do Porto de Pesca de Lisboa, que ficou conhecido por Docapesca e hoje é utilizado informalmente por pequenas embarcações de pesca rebeldes e por embarcações de recreio.
Foi a 29 de Junho de 1966 que o Porto de Pesca de Lisboa foi inaugurado solenemente pelo bondoso Presidente Américo Tomás, como ainda hoje se pode ler no local, dos poucos que escaparam à fúria revolucionária após a queda do regime em 1974.
Claro que a Desmaritimização devorou toda a nossa maritimidade e do Porto de Pesca de Lisboa só ficaram as pedras das muralhas e pouco mais, como se constata das imagens registadas há dias no local.



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 
Post a Comment