Monday, July 25, 2016

TALL SHIPS: festa no Tejo

O Tejo em festa, cheio de navios, só no cais de Jardim do Tabaco a Santa Apolónia, nada menos que 24. Trata-se de mais uma edição dos Lisbon Tall Ships, a vinda dos grandes veleiros a Lisboa, situação feliz que se repete periodicamente desde há 60 anos, não tivesse tudo nascido com um cunho forte português pela mão e empenho do então embaixador em Londres Pedro Teotónio Pereira, dando origem à regata Torbay Cascais, em Julho de 1956, cujo sucesso depois levou à criação da Sail Training Association, de que entretanto nasceram réplicas em muitos países, incluindo Portugal com a APORVELA.
Os navios começaram a chegar a 21 de Julho e o último atracou ontem de manhã, o BELEM. Hoje largam para Cádiz na segunda etapa da regata TALL SHIPS RACE 2016. 
A partida, em desfile náutico texo abaixo, está marcada para as 15H00 mas os navios começam a largar dos cais pelas 11H00, rumo ao Mar da Palha.
Entretanto, aqui ficam algumas fotografias do evento, das muitas que tive oportunidde de registar. E não percam hoje a saída dos navios, com o CREOULA, o SANTA MARIA MANUELA e a VERA CRUZ à frente do desfile. 












Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment