Wednesday, October 26, 2016

As chaminés das cinco estrelinhas

A Compagnie Maritime des Chargeurs Réunis foi uma das mais importantes empresas armadoras francesas, com serviços regulares de passageiros e carga de França para a América do Sul, África e Oriente, para além de cruzeiros turisticos em determinadas épocas. As carreiras da América do Sul e de África faziam escala em Lisboa onde eram muitos conhecidos os vapores com as chamines amarelas e brancas com as cinco estrelas vermelhas, numa combinação plástica única e muito original, replicada em Portugal nas chaminés dos rebcadores FOZ DO VOUGA, de Aveiro.
Ainda cheguei a fotografar navios de carga desta empresa em Lisboa, inclusive em reparação no estaleiro da Lisnave - Rocha. Estes navios eram agencidos pela firma João de Brito, com escritório no Cais do Sodré onde hoje, graças à Desmaritimização, funciona um bar irlandês.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment