O porta-contentores FUNCHALENSE 5, o navio mais recente da frota de comércio nacional, fez no dia 9 de Julho de 2011 a sua primeira escala em Lisboa, em viagem de Leixões para o Caniçal. O FUNCHALENSE 5 atracou no cais do Beato, onde carregou contentores para a Madeira.
Adquirido o ano passado pelo Grupo Sousa para a Empresa de Navegação Madeirense, actualmente a mais antiga do género em Portugal, a operar entre a Madeira e o Continente desde 1907, o FUNCHALENSE 5 tem navegado entre Leixões e o Caniçal, fazendo escalas no Porto Santo em algumas das viagens. A presença do navio em Lisboa coincidiu com o alargamento da carreira concorrente da Transinsular a Leixões, pelo que esta semana ambos os navios FUNCHALENSE 5 e MONTE DA GUIA estão a fazer a rotação Caniçal - Leixões - Lisboa - Caniçal com partidas dos diversos portos nas mesmas datas. A avaliar pelo aspecto leve de ambas as unidades, provavelmente bastaria um destes navios para transportar a carga existente.
Entretanto a linha da Madeira parece apresentar dificuldades, para além da concorrência imposta pelo ferry da Armas, que opera semanalmente entre Portimão e o Funchal, e transporta a maioria dos automóveis e alguma carga rodada. O porta-contentores ILHA DA MADEIRA, da Vieira & Silveira, está imobilizado em Lisboa desde 23 de Junho, quando completou a última viagem ao Caniçal. Nos últimos meses vem-se registando uma certa consolidação de recursos ao serviço na linha da Madeira, nomeadamente a partilha de um único navio, o CHRISTINA I, pela Portline e Box Lines.
Crises e depressões económicas à parte, foi bom ver o FUNCHALENSE 5 a navegar no Tejo, testemunhando o empenho do Grupo Sousa nos transportes marítimos, com diversos investimentos importantes concretizados o ano passado na expansão do negócio marítimo, pois além da compra deste navio foi também comprada a companhia Box Lines à Sonae.
Fotografias do FUNCHALENSE 5 a atracar em Lisboa pela primeira vez, junto ao Beato, às 7H00 da manhã de Sábado último. Pena que o navio tenha largado à noite, pois saiu com mais carga e se o tivesse feito ao fim da tarde teria havido possibilidade de fazer melhores imagens.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment