Tuesday, November 29, 2016

Recordando o SANTA MARIA de 1953


Paquete SANTA MARIA fotografado em Gibraltar durante um cruzeiro a partir de Lisboa


Quanto mais revejo o SANTA MARIA no âmbito do novo livro que estou a preparar sobre os NAVIOS DE PASSAGEIROS PORTUGUESES, mais lamento o seu abate prematuro e penso que este navio, vendido para a sucata com apenas 19 anos podia ter durado muitas décadas mais e ter permitido uma transição de parte da frota portuguesa para o mercado de cruzeiros então nascente.
Anúncio publicado no Diário de Lisboa (e em diversos outros jornais nacionais no mês de Outubro e Novembro de 1953) publicitando a viagem inaugural do N/T SANTA MARIA

Gémeo do VERA CRUZ ao qual se introduziram alguns melhoramentos, o SANTA MARIA foi um navio absolutamente magnífico, provavelmente o mais bem conseguido paquete de luxo que Portugal alguma vez teve. 
Anúncio de prestígio da Shell relativo à viagem inaugural do SANTA MARIA. 
De facto a imagem reproduzida mostra o VERA CRUZ

Foi um navio de prestígio de concepção muito avançada para a época, se tivermos em consideração que o projecto datava de 1949. Foi o segundo navio em que viajei e do qual tenho umas saudades imensas. 
Paquete SANTA MARIA fotografado de cima da Ponte Salazar a 1 de Junho de 1973 
quando o navio saiu de Lisboa pela última vez, com destino à Ilha Formosa 
onde foi desmantelado. Fotografia do Arq. Raul Vieira

O novo livro tem sido pretexto para recolha de elementos históricos e aqui ficam alguns... 
Podia fazer um livro só sobre este belíssimo navio, mas desta vez fica apenas um capítulo e provavelmente a capa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment