Tuesday, December 13, 2016

SERPA PINTO e NYASSA na Madeira


A tradição (e para quem tenha sorte, o proveito) dos cruzeiros à Madeira por ocasião da passagem do ano é muito antiga, tendo ganho grande expressão na década de 1930, com a presença de grandes paquetes ingleses e alemães no Funchal. 
Com a Segunda Guerra Mundial tudo mudou e a recuperação após a guerra foi lenta. A passagem de ano de 1949 para 1950 foi especialmente concorrida para a época, com os paquetes portugueses SERPA PINTO e NYASSA em viagens de "excursão", que o termo cruzeiro não era então tão utilizado como nos nossos dias, o paquete luso-panamiano NORTH KING e o navio de cruzeiros norueguês VENUS todos fundeados na baía do Funchal na noite de 31 de Dezembro de 1949.
De referir que o NYASSA fez então a sua última viagem com passageiros, alguns dos quais chegaram ao cais para embarcarem e não lhes foi permitido tal: é que os organizadores venderam mais passagens do que as permitidas pela lotação do paquete, o que hoje se chama "overbooking".

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia














No comments: