Thursday, January 19, 2017

DE VOLTA A LISBOA - Vem aí o SANTA MARIA MANUELA

De volta a Lisboa, vem aí o Lugre SANTA MARIA MANUELA, propriedade do armador Cash & Carry (Grupo Jerónimo Martins). Regressa ao Tejo e à sua nova base na ponte-cais de Cabo Ruivo, mesmo ao lado do Oceanário, com quem partilha agora o seu testemunho de cultura marítima viva. Saiu de Viana do Castelo de costado lavado e pintado, na tarde do dia 17, após um período de 8 dias em doca seca no estaleiro WestSea, e atraca a Cabo Ruivo pelas 14 horas, pelo que está a navegar a menos de 2 nós, pois vem já próximo da Barra do Tejo.
O navio de treino de mar SANTA MARIA MANUELA foi vendido pela Pascoal e Filhos, por "motivações estratégicas e de contexto", para o Grupo Jerónimo Martins, (Recheio Cash & Carry, S.A.), "com efeitos legais a partir de 11 de Novembro" de 2016, segundo o blogue oficial do MANUELA em nota assinada pelos responsáveis pela recuperação do navio em 2007-10, Aníbal Paião e João Vieira. 
O SANTA MARIA MANUELA deixou o cais da Gafanha da Nazaré onde atracava desde 2010, a 8 de Novembro último e entrou em Lisboa na manhã seguinte, permanecendo atracado em Cabo Ruivo, junto à EXPO 98, até 8 de Janeiro, quando saiu para Viana do Castelo, tendo permanecido em doca seca de 10 a 17 de Janeiro em reparação no estaleiro WestSea, em trabalhos de manutenção técnica e pintura, que decorreram com inteiro agrado do armador. 

SANTA MARIA MANUELA na doca seca em Viana do Castelo

Posta a hipótese de o registo do navio ser transferido para a Madeira, para já manteve-se o registo convencional, em Aveiro. O MANUELA mudou entretanto de sociedade classificadora, para o Germanischer Lloyd e a tem gestão técnica da Mutualista Açoreana, uma empresa da Bensaude Marítima, que assegura igualmente a agência no porto de Lisboa.
O SANTA MARIA MANUELA foi construído em Lisboa pela CUF no estaleiro da Rocha do Conde de Óbidos em 1937, lado a lado com o seu irmão CREOULA, destinando-se à pesca do bacalhau no Atlântico Norte, propriedade da Empresa de Pesca de Viana, que o vendeu em Novembro de 1963 à Empresa de Pesca Ribau, de Aveiro depois de a parceria Geral de Pescarias ter sido sondada no sentido de ver se teria interesse na sua aquisição. 

Posição do Navio de Treino de Mar SANTA MARIA MANUELA ao amanhecer de 19-01-2017

O SANTA MARIA MANUELA pescou pela última vez em 1993, na NAFO, já com redes de emalhar, e foi abatido em Fevereiro de 1994, preservando-se o casco, em parte graças à sensibilidade do Capitão do Porto de Aveiro de então, Cte. Rodrigues Pereira, passando a pertencer à Fundação Santa Maria Manuela, constituída nesse mesmo ano com o objectivo de recuperar o seu traçado original, o que não se concretizou acabando em 2007 cedido à Pascoal & Filhos, que promoveu a recuperação do MANUELA, o qual foi inaugurado, na sua forma actual, a 10 de Maio de 2010, num momento de grande significado para a Marinha Mercante portuguesa. 
Sob operação da Pascoal, o SANTA MARIA MANUELA desenvolveu intensa actividade, desde 2010, participando nas regatas da Sail Training Association, prestigiando Portugal no estrangeiro e sendo visitado por mais de 400 mil pessoas.
Integrado no universo do Grupo Jerónimo Martins, o MANUELA deverá retomar a actividade já em 2017, reforçando a ligação dos novos proprietários ao mar. Mais SANTA MARIA MANUELA aqui...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment