Monday, January 09, 2017

QUEEN ELIZABETH perdido há 45 anos

 Há exactamente 45 anos, a 9 de Janeiro de 1972, ardeu no porto de Hong Kong o então maior navio de passageiros do mundo, o gigantesco SEAWISE UNIVERSITY, antigo QUEEN ELIZABETH de 1940 da companhia Cunard, que havia sido resgatado em Port Everglades em estado decrépito pelo grande armador chinês C. Y. Tung, de Hong Kong.

Tung remodelou totalmente o paquete adaptando-o a universidade flutuante, e o navio preparava-se para deixar Hong Kong com destino ao Japão, único local no Oriente onde então era possível docar o antigo QUEEN, quando na manhã de 9 de Janeiro de 1972 se declarou fogo a bordo, que depois se comprovou ter sido de origem criminosa, e originou a destruição e afundamento do paquete. 

Menos famoso que o seu "irmão" QUEEN MARY de 1936, o QUEEN ELIZABETH era no entanto o melhor e mais bem conseguido dos dois QUEENs originais e navegou de 1940 a 1968.  
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment