Tuesday, March 21, 2017

Recordando o paquete REINA DEL MAR


O REINA DEL MAR com as cores da Union-Castle Line 
que apresentou a partir de Novembro de 1964

O navio de passageiros inglês REINA DEL MAR foi construído em 1954-1956 no estaleiro Harland & Wolff, em Belfast, por encomenda da companhia Pacific Steam Navigation Co., de Liverpool, longa associada da Royal Mail Lines, responsável pelas ligações marítimas entre Inglaterra e a costa oeste da América do Sul. Com 20 234 TAB e 181 m de comprimento, o REINA DEL MAR iniciou em Liverpool a sua viagem inaugural para Valparaíso, Chile, a 3 de Maio de 1956, reforçando o serviço até aí assegurado pelo REINA DEL PACIFICO, que em 1958 seria retirado e vendido para sucata.

O REINA DEL MAR com as cores originais com que navegou de 1956 a Março de 1964


O REINA DEL MAR transportava 766 passageiros em 3 classes e tinha uma tripulação composta por 327 oficiais e outros elementos. Equipado com turbinas a vapor com 17.000 SHP, navegava a 18 nós. Com casco branco, linha de água verde e a chaminé amarela tradicional, na sua versão original o REINA DEL MAR parecia um grande iate. 
Infelizmente a carreira do Pacífico sofreu uma diminuição acentuada de passageiros com o desenvolvimento da aviação comercial a partir de 1960 e foi igualmente afectada a partir de 1960 com os efeitos da revolução cubana, dado que o navio fazia escalas em Havana nas suas viagens regulares, tal como o nosso SANTA MARIA, pelo em 1963 foi anunciada a sua retirada da carreira Liverpool - Valparaíso no final desse ano e a transformação para cruzeiros turísticos. 
A 2 de Janeiro de 1964 o REINA DEL MAR saiu de Liverpool num cruzeiro de 64 dias às Caraíbas e Florida e de regresso foi enviado para o estaleiro Harland & Wolff, onde chegou a 10 de Março de 1964, para uma permanência de 13 semanas, sofrendo importantes alterações. 
Fretado à Travel Savings Association (TSA), uma entidade organizadora de cruzeiros constituída por Mr. Max Wilson e pelas companhias Canadian Pacific, Royal Mail Lines e Union-Castle Line, o REINA DEL MAR saiu de Liverpool a 10 de Junho de 1964 no seu primeiro cruzeiro para a TSA, uma viagem de 18 dias a Nova Iorque, com 700 passageiros. Em Novembro de 1964 a operação do REINA DEL MAR passou a ser feita em exclusivo pela Union-Castle Lines, quando o navio foi pintado nas cores desta empresa. O REINA DEL MAR tornou-se um navio de cruzeiros muito popular, tanto em Inglaterra, como na África do Sul, onde operava no período de Inverno, e em 1973 foi comprado pela Union-Castle, mas com os aumentos de custos operacionais decorrentes da crise energética, o navio tornou-se anti-económico, e foi retirado do serviço de cruzeiros a 1 de Abril de 1975 e imobilizado em Southampton durante 8 semanas. Vendido para a sucata, chegou a Kaohsiung, Ilha Formosa, a 30 de Julho de 1975 finalizando uma carreira de apenas 18 anos.
Como navio de cruzeiros esteve em Lisboa inúmeras vezes até 1974 e, no cruzeiro inaugural para convidados especiais da Companhia Pacific SNC, iniciado em Liverpool a 20 de Abril de 1956, um dos VIPs convidado foi o Dr. Pedro Teotónio Pereira, na altura embaixador de Portugal e Londres e grande interessado pelos navios e assuntos do mar.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment