Thursday, April 20, 2017

Seminário sobre rebocadores


Teve casa cheia, no auditório da Escola Náutica Infante D. Henrique, em Paço D'Arcos, o seminário dedicado aos rebocadores, um sub-mundo desse mundo fascinante que são os transportes marítimos e a Marinha Mercante.
Promovido pela REBONAVE, de Setúbal, em cerca de duas horas versaram-se as múltiplas realidades que hoje caracterizam as operações de rebocadores, a começar pelos tipos de rebocadores existentes nos nossos dias, suas características e campos de operação, em manobras portuárias, de assistência a um grande estaleiro de reparação naval, a Lisnave, ou no tráfego internacional, em reboques de alto mar, serviços de assistência e salvamento marítimo, etc...

Fui ouvindo os oradores e veio-me à memória uma pioneira dos reboques de alto-mar em Portugal, nas décadas de 1950 e 60, com os famosos PRAIAS, da ADRAGA e GRANDE, e do CINTRA, este embandeirado no Panamá, que pertenciam à Sociedade Geral, e de que recordo, além dos navios, alguns comandantes ilustres dessa época, Fenando de Matos Capinha, Altino Magalhães Gomes, bons Amigos de há muitos anos. Depois os rebocadores de alto-mar da Sociedade foram foram vendidos a Gregos e a actividade quase morreu em Portugal até ter sido reinventada pela REBONAVE, em boa hora.
Uma belíssima iniciativa, pelo que estão de parabéns a entidade organizadora, os patrocinadores e a Escola Náutica, cada vez mais aberta e dinâmica. Parabéns a todos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
 
Post a Comment