Sunday, May 21, 2017

Paquete VERA CRUZ


Isto de passar dias "entretido" a estudar e seleccionar imagens para o próximo livro LMC sobre os NAVIOS DE PASSAGEIROS PORTUGUESES, às tantas pede pequenos intervalos e o blogue proporciona distracção momentânea e ao mesmo tempo ajuda a divulgar novo projectos e antigas realidades que o tempo vai fazer esquecer. 

Entrado ao serviço em Março de 1952, o Paquete VERA CRUZ era um navio verdadeiramente excepcional para a década de 1950, moderno e imponente, um verdadeiro "Flagship" de uma época em que os grandes navios mostravam a bandeira e o prestígio dos países a que pertenciam. 
A primeira imagem mostra a orquestra do VERA CRUZ a tocar no Salão de Música da Primeira Classe. As restantes são cópias de páginas do Diário de Lisboa: a chegada a Lisboa do VERA CRUZ a 2 de Março de 1952, grande acontecimento a nível nacional; anúncio de equipamentos disponíveis a bordo e anúncio do cruzeiro à volta de África, efectuado em 1956 e que foi o mais longo cruzeiro turístico de um paquete da Companhia Colonial de Navegação. 
O VERA CRUZ começou a sua vida como navio almirante da frota mercante nacional em 1952, na linha do Brasil, que fez até Abril de 1961. A sua faceta de paquete de luxo ainda é lembrada com admiração e saudade no Brasil, mas entre nós ficou a imagem do transporte de tropas, em que foi muito utilizado, de Maio de 1961 a Fevereiro de 1972. Para além dessas actividades, o VERA CRUZ fez também um número considerável de cruzeiros turísticos, muitas viagens à América Central e muitas mais na carreira de Angola.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia


No comments: