Monday, June 26, 2017

Luís Miguel Correia: o primeiro livro, em 1988


O dia 7 de Novembro de 1988 foi especial para mim: nessa tarde decorreu o lançamento do meu primeiro livro - PILOTAGEM - SERVIR A NAVEGAÇÃO E OS PORTOS, uma história da pilotagem no porto de Lisboa.
A investigação e a produção desta obra foi uma experiência muito gratificante sob múltiplos aspectos: percorri o País a toda a costa, fiz Grandes Amigos, e a apresentação do livro, feita pelo historiador Dr. José Manuel Garcia, decorreu a bordo de um cacilheiro cedido pela TRANSTEJO, um "M" construído em São Jacinto. 

Com uma capa belíssima, foi de facto um livro especial, que na altura alguém  (presente na imagem de cima) soube apreciar e me disse ter alma de poeta. De facto, o texto é prosa toda em poesia. Foi escrito em vinte dias na minha casa de Alfama: o primeiro parágrafo demorou dez dias a ser finalizado, o resto foi feito nos outros dez.
Entretanto passaram vinte e nove anos, criei mais dezoito livros meus, participei com textos e ou imagens em mais de cem outros livros, e - esta é a parte melhor - estou a fazer mais quatro. Quatro novos livros, para assim partilhar com amigos e desconhecidos este meu Amor Maior pelos navios e o mar. Mas, tal como com alguns Amores, não há outro livro como o primeiro.
As duas fotografias da apresentação foram feitas pelo Rodrigo Bettencourt da Câmara. A da capa é minha.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: