Sunday, October 01, 2017

CANBERRA, S. JORGE, MARTIM MONIZ


Passam agora vinte anos que o paquete inglês CANBERRA concluiu o seu derradeiro cruzeiro e foi vendido para demolição no Paquistão. 

Na altura, para assinalar a ocasião, forçada pelas alterações à convenção SOLAS que foram implementadas em Outubro desse ano precisamente, publiquei um livro com a história deste grande paquete da P&O, feito conjuntamente com o meu amigo Bill Miller, primeiro de uma colecção intitulada LINER BOOKS. 
Esta fotografia é anterior, data de 16 de Abril de 1993, e faz parte de uma série de imagens que nessa manhã fiz dos novos barcos de passageiros então construídos na Alemanha para uma carreira Cais do Sodré - Barreiro, os gémeos S. JORGE e MARTIM MONIZ, os quais vieram para Lisboa pelo "seu pé", numa longa viagem Danúbio abaixo até ao Mar Negro, após o que atravessaram o Egeu e todo o Mediterrâneo até chegarem ao Tejo. A Transtejo pôs um "Cacilhense" à minha disposição e de bordo fiz uma série de fotos dos novos barcos em conjunto e navegando individualmente, e como nessa manhã o CANBERRA decorava o Cais de Alcântara, lá resolvi assinalar o momento com os três navios de passageiros, o inglês grande e os nossos novíssimos. Dos três hoje resta em Lisboa o S. JORGE, o seu irmão foi reconstruído na Navalria para os cruzeiros no Douro há tempos.
Votando um pouco ao CANBERRA, este navio de cruzeiros era o maior que frequentava Lisboa com regularidade em 1975 quando comecei a fotografar com uma máquina decente, uma Olympus. Na altura a percepção era que estes grandes navios tinham todos os dias contados, o próprio CANBERRA não fora para a sucata em 1973 por um triz, quando no seu lugar acabaram por mandar o ORSOVA. Em termos de navios e cruzeiros, o nosso mundo mudou para melhor entretanto...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: