Saturday, January 06, 2018

COLOMBO em Génova


Paquete italiano CRISTOFORO COLOMBO de 1954 atracado em Génova em 1972, numa belíssima fotografia do meu amigo Alan Crisp.

O CRISTOFORO COLOMBO foi um dos mais famosos navios de passageiros italianos do período de após a segunda grande guerra tendo sido lançado à água em Sestri Ponente (Génova), a 10 de Maio de 1953, exactamente o mesmo dia de anos dos nossos belos lugres CREOULA e SANTA MARIA MANUELA, estes construídos em Lisboa em 1937.

 Na década de 1960 tornou-se presença habitual no porto de Lisboa, que visitava no decorrer das suas viagens regulares entre Itália e os Estados Unidos. 
Já na década de 1970, foi transferido para a linha do Rio da Prata, em que se manteve até Abril de 1977. 
Era um dos navios que mais gostava de apreciar no Tejo. Não perdia uma escala, tendo assim fotografado os seus últimos dois anos de serviço. Com casco imponente e a habitual elegância italiana, o CRISTOFORO COLOMBO era gémeo do ANDREA DORIA, perdido por afundamento em 1956, que por isso se tornou um navio de culto à semelhança do TITANIC.
Sempre preferi os navios de sucesso aos gémeos cujo fim trágico os imortalizou nas mentes doentias da nossa sociedade actual. Desperta-me muito mais interesse o OLYMPIC que o TITANIC, o mesmo acontecendo com o COLOMBO.
Das muitas boas recordações ligadas ao CRISTOFORO COLOMBO em Lisboa, destaco o seu apito solene, que se ouvia distintamente na Baixa de Lisboa, a quilómetros das Gares de Alcântara ou da Rocha. Um navio que deixou muitas saudades. 
Quando foi retirado do serviço em 1977, perdi a oportunidade de viajar nele, como alguns amigos fizeram, aproveitando o segmento Lisboa - Trieste e regresso, um verdadeiro cruzeiro de sonho, subsidiado pelos contribuintes italianos, pois toda a operação dos paquetes da companhia Itália era subsidiada pelo Estado.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment