Wednesday, January 03, 2018

PÁTRIA, Paquete PÁTRIA...


Pormenor do navio de passageiros português PÁTRIA, da antiga Companhia Colonial de Navegação. Foi o primeiro dos paquetes do Despacho 100 e o primeiro navio de passageiros construído propositadamente para a Colonial. 
O nome PÁTRIA consagrava a importância que então se dava à Marinha Mercante Nacional e independentemente de evoluções culturais ou linguísticas, era um nome lindíssimo. Navegou orgulhosamente por mais de vinte e cinco anos na carreira da África Oriental, mas marcou presença ocasional nas linhas da América do Sul e da América Central, tendo feito alguns cruzeiros com saída de Lisboa. Nesta imagem, o PÁTRIA entra em Cape Town em Janeiro de 1971, sob o comando do Capitão da MM Alexandre Guerra, que em 1973 cumpriria a ingrata tarefa de levar o navio para desmantelar na ilha Formosa, o que depois se concretizaria em 1974. 
Desapareceu o Paquete PÁTRIA, a Pátria como conceito passou de moda, acabaram-se as carreiras regulares para as Áfricas, ficaram as muitas recordações e testemunhos ligados a um grande navio português. Nunca mais haverá um PÁTRIA tão bonito como o de 1947.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment