Monday, March 05, 2018

Memórias dos Fragateiros


Conforme anunciado, decorreu este Sábado, dia 3 de Março de 2018, mais um encontro de antigos Fragateiros em modo de partilha de memórias, por iniciativa da Marinha do Tejo. Uma genuína manifestação de cultura marítima e fluvial popular da Lisboa de outros tempos, na Sociedade de Geografia de Lisboa. 

A sensação de quem assistiu ao evento materializa-se na palavra encanto. Histórias deliciosas e exemplares, recordando tempos difíceis, em que o trabalho infantil era a regra para início de carreira. Carreiras feitas no Tejo, a bordo de embarcações tradicionais, como em unidades de tráfego local - recordou-se o navio-tanque MOBIL TEJO, por exemplo, descreveram-se as aventuras e desventuras dos moços a bordo das fragatas e varinos, em regime de quase escravatura e tantas histórias, como aquela de um candidato a moço com 13 anos, para poder embarcar e obter a necessária matrícula na Capitania (Delegação Marítima do Barreiro no caso) ter tido de oferecer um casal de coelhos vivos a determinado Cabo-do-Mar para que a pretensão do futuro marinheiro tivesse o desfecho esperado. Já então éramos um País de cunhas e pedidos. 
Valeu a pena ter ido ouvir as Memórias dos Fragateiros. 
 
 
  
 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia




Post a Comment