Monday, April 23, 2018

Galeão espanhol em Lisboa


Lisboa, 23-04-2018: Hoje fotografei em Lisboa o GALEON ANDALUCIA, um veleiro construído em Huelva em 2009-10 como réplica dos antigos galeões espanhóis do século XVII. Pertence à Fundacion Nau Victoria, e navega como navio-escola e como navio-feira a divulgar produtos espanhóis. A escala em Lisboa insere-se numa viagem ao Norte da Europa.



Este navio espanhol trás-me à memória o projecto do galeão do século XVII concebido por Leitão de Barros na década de 1950, que depois se materializou na NAU DE S. VICENTE, construída entre 1955 e 1960 no estaleiro Mónica, na Gafanha da Nazaré, e que nunca chegou a completar o aprestamento, tendo-se pedido por afundamento em 1967 em Lisboa. A ideia era a mesma que levou à construção do GALEON ANDALUCIA, mas a S. VICENTE era muito maior e o projecto contemplava acabamentos com uma grande riqueza artística. Uma perda muito grande, envolta numa espécie de voto de silêncio sobre o assunto.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia














Post a Comment