Thursday, May 10, 2018

A inauguração do Paquete AMÉLIA DE MELLO em 1966






Dos paquetes portugueses que conheci, o AMÉLIA DE MELLO reveste-se de uma simpatia especial. Era muito bonito, com linhas alemãs aerodinâmicas, era branco, todo branco com linha de água verde a contrastar com a chaminé preta, vermelha e branca. Cores finas, bom gosto como já não se vê. O AMÉLIA DE MELLO transmitia um pouco da aristocracia da família Mello e do Grupo CUF, de que a Sociedade Geral era uma das jóias. 
Foi comprado à companhia israelita Zim Lines, por cerca de 70 mil contos, e entregue em Haifa a 14 de Fevereiro de 1966, de onde largou a 17 para Lisboa, com chegada a 23 de Fevereiro. Seguiram-se mais de dois meses de reparações feitas pela Lisnave Rocha, com o navio atracado à Doca de Alcântara e no final de Abril procedeu-se à inauguração com uma série de visitas de entidades oficiais, como espelham as notícias que aqui se reproduzem, antes da largada para viagem inaugural a São Vicente, Luanda, Lobito e Moçâmedes, com regresso pelos mesmos portos e ainda Cabinda e Funchal. A fotografia do navio foi tirada no Funchal na viagem inaugural, a 2 de Junho de 1966, pelos fotógrafos Perestrellos. Notícias publicadas no Diário de Lisboa.
Durante pouco mais de 5 anos o AMÉLIA DE MELLO fez a linha de Angola, até Agosto de 1971, quando foi retirado do serviço e posto à venda. Teve mais sorte do que a maioria dos outros navios de passageiros portugueses da época, pois foi comprado por um armador grego, o Sr. Vlassopulos, que promoveu a sua reconversão para cruzeiros, o que possibilitou que o navio operasse até 2004, primeiro com o nome ITHACA e posteriormente, quando foi posicionado nos Estados Unidos, como DOLPHIN. 
No âmbito dos trabalhos profundos de investigação que estou a fazer há dois anos associados ao meu novo livro NAVIOS DE PASSAGEIROS PORTUGUESES, tenho estado a reconstruir todas as viagens dos nossos paquetes, e assim acabo por reviver o muito que na época vi e registei e de certa forma viajar no tempo. Recentemente tenho estado a registar as viagens do AMÉLIA, do seu irmão ANGRA, e de mais uns tantos. Dá muito trabalho, o conhecimento, mas vale a pena. Espero que valha...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia 
Post a Comment