Wednesday, May 23, 2018

Toda a beleza imponente do FRANCE

O paquete FRANCE de 1962 surgiu na altura em que eu despertava para o mundo fascinante dos grandes (e pequenos) navios e era então a última palavra em termos de arrojo da construção naval.
Um dos maiores navios de passageiros da segunda metade do século XX, um navio de prestígio com as cores da França celebradas nas águas do Atlântico Norte, no que seria a fase final de uma época. Teve uma carreira fulgurante e curta, só navegou de 1962 a 1974, quando o Governo Francês lhe cortou o subsídio operacional.
Vi-o diversas vezes na sua forma e nome originais, a primeira das quais em Fevereiro de 1964 em Lisboa, quando da sua primeira escala, atracado ao Cais da Rocha. Um gigante feito de harmonia e bom gosto, o que hoje em muitos casos não se poderá dizer da geração actual de gigantes dos mares construídos para passageiros.
A história do FRANCE e depois a vida deste aristocrata dos mares como NORWAY está disponível no meu livro publicado na série Liner Books, e que recomendo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Post a Comment