Friday, June 08, 2018

Um mesmo nome, navios diferentes

O mundo fascinante dos navios e do mar apresenta inúmeras particularidades, algumas causa de confusão para quem observe estas coisas na diagonal. E muito boa gente o faz, em livros, por exemplo. 
Refiro-me concretamente à confusão frequente ligada ao facto de ao longo dos anos terem existido navios diferentes com o mesmo nome. Depois alguém escreve sobre o navio A e ilustra a sua ciência com uma imagem do A-1, por exemplo.
Particularize-se com a situação da antiga Swedish American Line, que teve na sua frota, entre 1923 e 1975, quatro navios de passageiros diferentes baptizados com o mesmo nome KUNGSHOLM.
Nas imagens que acompanham este texto, os KUNGSHOLM apresentados são o de 1928 e o de 1966, ambos construídos propositadamente para a famosa companhia sueca. Não foi este o caso do primeiro KUNGSHOLM, construído em 1902 para a Holland America Line, como NOORDAM, e adquirido pelos suecos em 1923. Em 1953 entrou ao serviço o terceiro KUNGSHOLM, construído na Holanda, e que em 1965 foi vendido ao North German Lloyd, passando a chamar-se EUROPA. 
Situações destas foram também frequentes  nas frotas das antigas grandes companhias de navegação portuguesas. A Empresa e Companhia Nacional de Navegação, por exemplo, teve quatro navios diferentes com o mesmo nome de ANGOLA, houve dois FUNCHAIS na frota da Insulana, três GANDAS diferentes na da Colonial, e por aí fora. Tudo isto, claro, torna mais interessante a temática ligada às frotas de navios mercantes. Passa-se o mesmo com unidades navais das marinhas de guerra...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia


Post a Comment